23. Sentimentos auditivos


Na comunicação digital enfrentamos a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. Por isso criamos um dispositivo que traduz as emoções utilizando os sentidos do tato e da audição.

O objeto é composto  por bolas anatômicas de borracha com cores diversas, cada cor representa uma emoção diferente. Essas bolas, quando pressionadas, enviam um sinal para um dispositivo central inspirado no aparelho "Alexa" da Amazon. O dispositivo, por sua vez, requer a escolha de uma música que represente o sentimento do usuário e a envia para uma segunda pessoa, que também possui o objeto. Assim, o receptor toma conhecimento do estado emocional da primeira pessoa, a qual enviou a emoção. Além disso, o objeto registra em sua memória um relatório sobre quantas vezes o usuário apertou cada bola. Vale ressaltar que o objeto é o mesmo para as duas pessoas envolvidas, então ambos podem enviar e receber músicas e emoções. 

As cores-modelo que pensamos foram preto e vermelho, que representam, respectivamente, tristeza, e raiva, porém podem ser personalizadas, além da pessoa de poder incluir mais bolas que signifiquem emoções além dessas que demonstramos.

Um dos usos para terapeutas e seus pacientes. A função de relatório pode ser enviada para o profissional tomar ciência de quantas vezes seu cliente sentiu determinada emoção, por exemplo.

Sobre o funcionamento técnico: As bolas são ocas, contendo em seu interior uma placa de prototipagem com um sensor de força resistivo, que servirá para medir a pressão exercida pela bola, uma reprodutor de áudio, uma inteligência artificial como a Alexa, da Amazon, e um módulo de wifi que transportará os dados de coleta para um programa de stream de data. Assim, o sensor de toque irá ativar a inteligência do sistema, que irá perguntar a música a ser reproduzida no outro objeto, e as informações serão transmitidas em tempo real para o outro objeto.









Comentários

Postagens mais visitadas