7. Letizia Battaglia
Letizia Battaglia é uma mulher siciliana. Vive Palermo, na região da Sicília em sua totalidade. Conheceu o caos da cidade quando criança, bem nova perdeu sua liberdade, pois em Palermo não se podia brincar na rua com segurança. Casou, teve filhas, tudo em Palermo, mas foi somente quando ela saiu de lá que conseguiu retomar sua liberdade. Voltou fotógrafa, jornalista... Com sede de mudança. Fotografou assassinatos a perder de conta, escancarou o poder da mafia, mostrou o que Palermo se tornou por conta dos mafiosos.
Mas Letizia foi muito mais do que isso, foi mãe, foi avó, foi política, foi empresária, foi apoiadora. Cuidou de Palermo na política, criou um centro cultural na cidade e até fundou uma revista para mulheres. Letizia foi apoiadora da causa LGBTQI+, foi uma defensora dos direitos humanos, foi uma lutadora contra a mafia, foi uma verdadeira “Palermina”.
As fotos escolhidas representam diferentes facetas da fotografia de Letizia. A foto com a menina e o homem é uma representação de duas coisas que ela gostava muito de fotografar, meninas -que a faziam lembrar dela mesma na infância- e mafiosos, cobertos pela escuridão, onde somem e não conseguem se encontrar. A foto do carro mostra um dos vários assassinatos que Letizia presenciou, a proximidade com a cena era algo que ela sempre presava. Há também a foto do nascimento de uma criança, representando as inúmeras fotos felizes que ela tirou, em especial esta, tão especial pra ela.... O nascimento de sua primeira neta.




Comentários
Postar um comentário