11. Apolo e Dionísio

Em sala de aula, aprendemos sobre conceitos extremamente opostos: "apolíneo" e "dionisíaco". Apolíneo é o princípio que representa a razão, a organização, a beleza, a perfeição e o equilíbrio. Já o conceito dionisíaco refere-se a embriaguez, ao caos, a paixão, as festas e a loucura. 

 

 APOLÍNEO

Quando perguntado se nós conseguiamos ligar um dos conceitos à alguma obra, música ou filme, logo pensei em Matrix. Um filme provavelmente conhecido por quem está lendo esse post, uma ficção científica que trabalha a questão das inteligências artificiais e a relação do homem com essas (seria um ótimo exemplo até para a discussão anterior sobre a tecnologia). Esse filme tem um princípio bem apolíneo, já que trabalha muito com a lógica e o pensamento. 

 

DIONISÍACO

Para o conceito dionisíaco, penso que várias obras, tanto musicais, quanto filmes, podem representá-lo muito bem, já que a paixão, drogas e embriaguez fazem parte de muitas das obras da atualidade. Lembrei logo de uma música de pop que ficou bem famosa alguns anos atrás: Habits, da cantora Tove Lo. Tentei trazer o vídeo clipe para cá, ele representa muito dos sentidos abordados pelo conceito dionisíaco. A letra da música também é um compilado de tudo o que Dionísio provavelmente iria escrever sobre se fosse um cantor:

"Eu como meu jantar na minha banheira
E então eu vou para clubes de sexo
Vendo pessoas estranhas se pegando
Isso não me deixa tensa
No máximo, agitada
Sim, eu tenho andado por aí e eu já vi de tudo
Eu volto para casa, estou com muita fome
Devoro todos os meus Twinkies
Vomito na banheira, então eu vou dormir
E gastei todo meu dinheiro bebendo
Atordoada e um pouco solitária

Você foi embora e eu preciso ficar chapada o tempo todo
Para parar de pensar em você"


Comentários

Postagens mais visitadas